Quinta-feira, 23 de Maio de 2013

Crítica a Trouble Will Find Me, de The National

 

'Trouble Will Find Me' é o sexto álbum dos The National, e por isso já sabemos o que esperar de Matt Berninger, Aaron Dessner, Bryce Dessner, Bryan Devendorf e Scott Devendorf.

 

Confesso que apesar de conhecer a banda desde 'Alligator', em 2005, comecei a interessar-me mais por The National em 2010, com o lançamento de 'High Violet', que considero o melhor disco da banda até então. O reconhecimento em 2010 passou a significar que os The National chegam a mais ouvidos, o tão temido "mainstream" de que muitos fogem a sete pés. O grupo não parece mostrar medo e em 'Trouble Will Find Me' continuamos o caminho seguro da banda, sempre com as melancólicas letras do costume mas mais repartido entre músicas lentas e rápidas.

 

Os detalhes e as subtilezas nas canções fazem brilhar e quando chegamos à terceira canção, 'Don't Swallow The Cap', a mudança de ritmo é bem vinda. Nas anteriores 'I Should Live In Salt' e 'Demons' establecem-se as bases do disco enquanto continuação de 'High Violet' (as metáforas, a culpa de abandonar alguém, os demónios de cada um), que explodem novamente em 'Sea Of Love', a música mais a abrir do disco. Bem temperadas entre 'Sea Of Love' estão 'Fireproof' e 'Heavenfaced', novamente músicas mais calmas.

 

'This Is The Last Time', praticamente a meio do álbum, tem cordas e vozes femininas cheias de nuances, com uma história que parece continuar em 'Graceless' em que depois de abandonar alguém que lhe faz mal, Matt Berninger segue com um tema sobre drogas, com uma bateria que domina a canção. Depois desta, 'Slipped' é uma música que joga com os espaços e silêncios, atmosférica ao estilo da banda, onde as guitarras quase podiam ser sintetizadores. Logo a seguir são as guitarras que brilham em 'I Need My Girl'. Com praticamente quarenta minutos de audição, 'I Need My Girl' termina de maneira perfeita para dar entrada a 'Humiliation', mais uma canção triste, que deve ser ouvida em dias bem dispostos, para não correr o risco de deixar a pessoa ainda mais em baixo. E daí talvez o melhor seja não ouvir nada de The National se estivermos mal com a vida.

 

'Pink Rabbits' e 'Hard To Find' dão a conclusão a 'Trouble Will Find Me', a primeira com o piano a dar a melodia de uma qualquer valsa dançada a solo e a segunda a fechar o disco em beleza, com simplicidade melódica.

 

Embora já se saiba o que esperar de The National, isso não é uma má coisa. Sabemos que podemos contar com canções melancólicas, algumas falsamente simples mas todas bem construídas. Como este já é o sexto disco da banda é difícil que chegue aos tops do final do ano, mas a experiência compensa neste caso e banda apresenta um caso sólido a seu favor com 'Trouble Will Find Me'.

 

9/10

 

Tiago Crispim

 


publicado por Registos Sonoros às 15:14
link do post | comentar | favorito
Blog de novidades sobre música indie/alternativa.

Mail

contacto

links

Registos arquivados

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Subscrever